Relatos e características da Cyperus erythrorhizos Muhl. no Brasil

Autor: Engenheiro Agrônomo e Mestre Valmir Gaedke Menezes

Cyperus erythrorhizos

Cyperus erythrorhizos

Nativa da América do Norte, a “red-root sedge”, como é conhecida nos Estados Unidos da América (EUA), pertence a espécie Cyperus erythrorhizos. No Brasil, foi relatada pela primeira vez este ano em uma lavoura de arroz da empresa Hadler & Hass, na localidade de Chasqueiro, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul (RS) pelo Engenheiro Agrônomo José Paulo M. dos Santos e o Técnico Agrícola Marcos Neumann. Está mesma planta também foi encontrada em cinco propriedades em Santa Vitória do Palmar (RS), em uma fazenda em Palmares do Sul (RS) e junto ao Campo Experimental da empresa Sementes Simão em Dom Pedrito (RS) pelo Engenheiro Agrônomo Valmir Menezes.

Vista de lavoura de arroz infestada por C. erythrorhizos Santa Vitória do Palmar

Vista de lavoura de arroz infestada por C. erythrorhizos Santa Vitória do Palmar

As características comuns entre as regiões dos EUA e o Sul do Brasil e onde pode ser encontrada

Mas o que as áreas dos EUA têm em comum com relação aos locais onde a espécie Cyperus erythrorhizos foi encontrada no RS? É que as regiões do RS citadas possuem solos arenosos, de difícil drenagem e próximas às lagoas dos Patos e Mirim onde, normalmente, se cultiva arroz irrigado no verão ou é utilizada para pastoreio. Há uma outra possibilidade de produção, que recentemente foi introduzida o cultivo de soja nessas áreas. Outro fator comum é que as regiões são cultivadas com arroz irrigado no Sistema Clearfield e que os herbicidas utilizados nas doses recomendadas para o Sistema (Kifix ou Imazetapir) não controlaram as plantas dessa espécie.

Plantas de C. erythrorhizos não controladas por herbicidas inibidores de ALS

Plantas de C. erythrorhizos não controladas por herbicidas inibidores de ALS

Além disso, com certeza a ciperácea das raízes-vermelha deve estar presente em outras áreas cultivadas com arroz ou não na região sul do Brasil, mas que apenas ainda não foi relatada.

Além dos EUA, a C. erythrorhizos já foi relatada no México, no Canadá e na Itália. Sua característica é ser uma planta anual de ocorrência em solos úmidos juntos a rios, lagos, diques e drenos, e se desenvolve na estação do verão. O seu surgimento se dá mais em solos arenosos, mas também já foi encontrada em outros tipos de solos.

Particularidades da planta

A planta anual, cespitosa que pode medir cerca de 1 m de altura, mas geralmente é menor. O caule triangular com cinco folhas basais cujas bainhas são de coloração púrpura clara e deixam o caule com formato arredondado na sua parte inferior. A mesma possui entre 5 a 7 brácteas, geralmente maiores que as folhas, sendo duas maiores, uma de tamanho intermediário e as outras menores. A bráctea maior pode atingir até 84 cm de comprimento, seguida de uma segunda com 50 a 60 cm, a bráctea intermediária tem cerca de 35 cm, a quarta bráctea mede ao redor de 20 cm e as menores medem menos de 10 cm. Estes valores variam em função da fertilidade do solo e da população de plantas.

Planta anual, cespitosa e se reproduz por sementes

Planta anual, cespitosa e se reproduz por sementes

O formato da inflorescência e a coloração da mesma variam com o seu desenvolvimento. Inicialmente suas espiguetas estão aglutinadas e sua coloração é verde-claro e escurece à medida que suas espiguetas são fecundadas e formam os frutos. Estes são de coloração escura, de forma ovalada e medem cerca de 0,4 – 1 mm. As bainhas foliares C. erythrorhizos envolvem o caule triangular e deixam-lhe com uma forma arredondada junto a base. As plantas na fase juvenil são similares às plantas de C. iria mas não tem o odor característico desta espécie quando se maceram as folhas e na fase de florescimento assemelham-se ao C. ferax.

A inflorescência de C. erythrorhizos varia de coloração e formato à medida que se desenvolve

A inflorescência de C. erythrorhizos varia de coloração e formato à medida que se desenvolve

Caule triangular envolto na base pelas bainhas foliares de coloração púrpura

Caule triangular envolto na base pelas bainhas foliares de coloração púrpura

As raízes de C. erythrorhizos têm coloração avermelhada devido à presença de antocianina. A coloração das mesmas contribui para a identificação da espécie e define o nome comum desta planta em inglês: red-root sedge.

Sistema radicular de C. erythrorhizos

Sistema radicular de C. erythrorhizos

C. erythrorhizos causa danos às lavouras de arroz?

As plantas desta espécie são competitivas com as plantas de arroz devido às altas populações das mesmas. Nestas condições elas ocupam o espaço da cultura e competem por luz, nutrientes e provocam o acamamento das plantas de arroz. Nestas condições não há colheita do arroz.

 Acamamento das plantas de arroz devido à presença de C. erythrorhizos

Acamamento das plantas de arroz devido à presença de C. erythrorhizos

Como esta espécie veio parar nas áreas cultivadas com arroz no Rio Grande do Sul?

A hipótese mais provável é que tenha sido pela importação de sementes de arroz dos EUA. Já dentro do Estado, o principal meio de dispersão continua sendo por sementes, mas também pode ser disseminada por animais (principalmente o gado), pela água e por máquinas e equipamentos.

Tag: , , , , , , , ,

Categorizados em: