Publicações

Autor: Engenheiro Agrônomo Mestre Valmir Gaedke Menezes

Descrição: Nativa da América do Norte, a “redroot sedge”, como é conhecida nos Estados Unidos da América (EUA). A planta, que pertence a espécie Cyperus erythrorhizos foi relatada pela primeira vez este ano em uma lavoura de arroz da empresa Hadler & Hass, na localidade de Chasqueiro, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul (RS) pelo Engenheiro Agrônomo José Paulo M. dos Santos e o Tec. Agrícola Marcos Neumann.

Autores: Valmir Gaedke Menezes, Ibanor Anghioni, Paulo Regis Ferreira da Silva, Vera Regina Mussoi Macedo, Clairton Petry, Daniel dos Santos Grohs, Thais Fernanda Stella de Freitas, Antonio de Leon Valente

Descrição: Projeto 10 emerged from the evidence that was a considerable difference between the potential of productivity and what used to be produced in rice crops in the State of Rio Grande do Sul – Brazil, in the beginning of the first decade of this century. The following step was to set the most important agronomical practices in the production process. The implementation of the Project together with the producers has become in an action of technology diffusion, taken as priority by the Rice Institute of Rio Grande do Sul (IRGA).

Autores: Valmir Gaedke Menezes, Anderson Vedelago, Claudia Lange, Orozimbo S. Carvalho

Descrição: o cultivo de soja em áreas cultivadas com arroz na metade sul do RS superou 300 mil ha na safra 2017/18, segundo dados do IRGA. Este número tende a crescer nos próximos anos, principalmente, se os agricultores continuarem obtendo bons resultados de produtividade, como os alcançados nas últimas duas safras, e se os preços da soja continuarem elevados, como também tem acontecido. Além dos ganhos econômicos proporcionados pelo cultivo de soja nestas áreas, há ganhos agronômicos no processo produtivo do arroz em áreas implantadas sobre a resteva de soja.

Autores: Valmir Gaedke Menezes, Orozimbo Carvalho, Claudia Lange, Anderson Vedelago

Descrição: O uso do trevo-persa como pastagem ou simplesmente como uma cobertura de inverno em áreas cultivadas com arroz na estação hibernal pode contribuir para a evolução da produtividade e rentabilidade do arroz irrigado no RS. O trevo-persa (Trifolium resupinatum) é uma planta leguminosa anual utilizada como pastagem e é originário do clima mediterrâneo e adaptada às condições edafoclimáticas das áreas cultivadas com arroz no Estado (REIS, 2007). Sendo também bastante tolerante às condições com drenagem imperfeita (CRAIG, 2005), o que é relevante para o estabelecimento e desenvolvimento nas regiões cultivadas com arroz durante o inverno. A hipótese deste trabalho foi de que o uso de trevo-persa como cobertura do solo no período que antecede o cultivo de arroz pode incrementar a produção de arroz. Portanto, o objetivo do experimento foi avaliar a capacidade do trevo-persa em cobertura do solo contribuir para o aumento da produtividade de arroz irrigado.

Autores: Valmir Gaedke Menezes, Ibanor Anahinoni, Paulo Régis Ferreira da Silva, Vera Regina Mussoi Macedo, Clairton Petry, Daniel dos Santos Grohs, Thais Fernanda Stella de Freitas e Antonio de Leon Valente

Descrição: O “Projeto 10 – Estratégias de manejo para aumento da produtividade e da sustentabilidade da lavoura de arroz irrigado do RS: avanços e novos desafios” surgiu da constatação de que havia grande diferença entre o potencial de produtividade e o que, de fato, se produzia nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul, no início da primeira década deste século. O passo seguinte foi definir as práticas agronômicas mais importantes para a organizarão do processo produtivo. A implementação do Projeto junto aos produtores passou a ser, então, uma ação de transferência de tecnologia, assumida, na época, como prioritária pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: O objetivo deste trabalho foi realizar a avaliação técnica e financeira do arroz irrigado (Oryza sativa) em função da integração de práticas de manejo da cultura. O experimento foi conduzido em Cachoeirinha, RS. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subsubdivididas, com quatro repetições. As estações de crescimento (2003/2004, 2004/2005 e 2006/2007) foram locadas na parcela principal, as épocas de semeadura (preferencial e tardia), nas subparcelas e os sistemas de práticas de manejo (baixo, médio, alto e muito alto), nas subsubparcelas.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: Um dos principais fatores limitantes da exploração do potencial máximo de rendimento do arroz irrigado é a interferência exercida pelo arroz vermelho, uma gramínea daninha. Botanicamente, ambos pertencem a mesma espécie (Oryza sativa L.), o que limita a utilização de herbicidas seletivos para seu controle. Com o objetivo de investigar os efeitos de herbicidas não seletivos, aplicados na fase de maturação do arroz cultivado, sobre características agronômicas da cultura, conduziu-se dois experimentos a campo nas estações de crescimento de 1997/98 e 1998/99, e avaliações em laboratório.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: O objetivo deste trabalho foi investigar a supressão da produção de sementes viáveis, pelo arroz-vermelho, a fim de reduzir o seu banco de sementes no solo. Para isso, conduziram-se experimentos no campo e em laboratório, nas estações de crescimento 1997/98 e 1998/99, utilizando-se os herbicidas não-seletivos glyphosate, glufosinate e paraquat, aplicados em duas épocas e em duas doses, e o regulador de crescimento, hidrazida maléica, testado em duas épocas.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: O experimento foi conduzido com o objetivo de estimar a variação do banco de sementes viáveis de arroz vermelho (Oryza sativa L.), em três sistemas de semeadura de arroz (O. sativa L.) irrigado (semeadura convencional, direta e com sementes pré-germinadas), após três anos de cultivo na mesma área, em São Borja, RS, em solo classificado como Planossolo, com infestação média de 150 plantas de arroz vermelho por m² antes da instalação do experimento.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de determinar o efeito de diferentes quantidades de arroz vermelho na amostra de arroz sobre a renda do beneficio e sobre o rendimento de grãos inteiros e de quebrados em três cultivares de arroz irrigado (BR-IRGA 410, IRGA 416 e IRGA 417) com classe de grão longo fino.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar os efeitos da utilização de glyphosate e herbicidas imidazolinonas, em aplicações isoladas ou associadas, sobre o controle de arroz-vermelho (Oryza sativa) e produtividade de grãos de arroz Clearfield®.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: Com o objetivo de avaliar espécies de cobertura do solo no inverno mais apropriadas para participarem de um sistema de sucessão de culturas com semeadura direta de genótipos de arroz irrigado, conduziu-se um experimento na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz, em Cachoeirinha, RS, nas estações de crescimento de 1996/97, 1997/98 e 1998/99.

Autor: Valmir Gaedke Menezes

Descrição: Este documento é fruto de frequentes visitas aos produtores de arroz irrigado no estado de Tocantins na safra 2014/16 pelo consultor MSc Eng Agr Valmir Gaedke Menezes e de uma reunião ao final da safra, onde participaram arrozeiros e técnicos, com o objetivo de estabelecer um potencial produtivo possível para a cultura do arroz irrigado e sistematizar as melhores práticas para produzir arroz com alta produtividade na região (160 a 180 sacos/ha).

Autores: Anderson Vedelago e Cláudia Lange

Descrição: O cultivo de soja em rotação com o arroz irrigado é uma importante ferramenta de sustentabilidade técnica e econômica para a orizicultura. Em Uruguaiana e Barra do Quaraí, entretanto, há baixa adesão ao seu cultivo, devido principalmente, ao receio de maus resultados decorrentes dos estresses ambientais de excesso e deficiência hídrica que a cultura está propensa na região. Esta cartilha tem como objetivo sistematizar os conhecimentos já existentes sobre o manejo integrado da cultura da soja para o cultivo em rotação com o arroz irrigado, focado nas condições da Fronteira Oeste, especialmente nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí.

Autor: Anderson Vedelago

Descrição: A soja tornou-se uma cultura de destaque nas terras baixas da metade sul do Rio Grande do Sul e as recomendações de adubação fosfatada e potássica para essa cultura estão embasadas em pesquisas realizadas em terras altas da metade norte do Estado, sendo estes solos distintos daqueles das terras baixas. Os objetivos deste trabalho forma avaliar a resposta da soja à adubação fosfatada e potássica aplicada na semeadura e avaliar a adequação das atuais recomendações de adubação para o cultivo da soja em terras baixas da metade Sul do Estado.